Renova – World finest paper
Depois de alguma pesquisa percebi, que apesar de não ser do conhecimento geral, a Renova está entre uma das empresas mais criativas e inovadoras em Portugal.
Renova é uma empresa portuguesa, fundada em 1939, que se situa no concelho de Torres Novas e está presente em mais de 60 países (Japão , Espanha, Estados Unidos, França, Bélgica, entre outros).
Tem como principal área de desenvolvimento o fabrico de produtos feitos com papel, como por exemplo papel higiénico, papel de cozinha, lenços de papel, etc…
Esta empresa tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, não só no nosso país como também no estrangeiro, a estratégia de internacionalização da empresa passa pela apresentação de produtos diferenciados e que respondem às expectativas dos cidadãos nos vários mercados. A Renova vende os seus produtos em grandes lojas tais como o Wallmart, que é o maior retalhista mundial. Numa das mais recentes acções de marketing, no Canadá, a empresa fez projecções gigantes de imagens alusivas aos seus produtos em edifícios na zona do Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Esta marca acredita não só na importância que tem a criação de experiências, mas além disso dá um grande valor à relação com o consumidor.
Como é comum nas empresas criativas também a Renova aposta na inovação, irreverência e estratégia global. A Renova foi incluída na lista das 100 marcas mais inovadoras do mundo, acompanhada por outros grandes nomes tais como a Apple, Lego, IBM e Nike. Estas empresas são definidas pela sua habilidade de envolver as pessoas devido à capacidade de antecipar as mudanças de atitude e expectativas do mercado.
A Renova é conhecida por ser a criadora do papel higiénico preto que, segundo o seu Presidente Paulo Pereira da Silva, foi inspirado num espectáculo do Cirque du Soleil e catapultou a empresa para jornais e revistas internacionais. Depois deste êxito, a empresa começou a comercializar papel higiénico de outras cores tais como o vermelho, cor-de-rosa, cor de laranja e verde alface.
Para além disso a empresa conta com uma linha intitulada Renova Green que é composta por produtos ecológicos 100% reciclados e que surge a par da crescente consciencialização ambiental.
Este é um caso que prova que o se faz em Portugal também é bom, temos várias empresas que estão entre as mais inovadoras do mundo e a Renova é uma delas. Esta marca portuguesa está entre aquelas que são consideradas uma das marcas do futuro.
A Renova é reconhecida pela sua aposta na inovação e pela sua estratégia que se tornou disruptiva, como por exemplo a presença da marca do museu do Louvre, a utilização de pop-up stores, a acção de marketing directo com o presidente do Real Madrid, estes são alguns exemplos da estratégia utilizada pela marca.
Cada vez mais as empresas lutam para sobreviver, e nos tempos que correm é necessário trazer algo que faça a diferença, é por isso que as empresas trabalham nesse sentido. A Renova é um excelente exemplo de um bom trabalho e uma boa estratégia de marketing, tendo como principal foque a inovação e a novidade. Neste caso agarrar em produtos que já existiam e transformá-los em algo novo e atractivo.
Campanha publicitária da marca:
Links relacionados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renova
http://expresso.sapo.pt/o-criador-do-papel-higienico-mais-sexy-do-mundo=f572744